Como resolver o problema da mensagem: “O scanner não está pronto” no ícone do Smart Touch?

Nota: O funcionamento do software de captura Kodak Smart Touch depende expressamente do bom funcionamento e plena comunicação entre o driver/scanner e o computador!  

A mensagem O scanner não está pronto exibida no ícone do software de captura Kodak Smart Touch pode ocorrer em virtude de vários fatores. Os mais comuns são a falha na comunicação do scanner com o computador, o bloqueio do software pelo firewall do Windows, firewall de terceiros ou antivírus.

Para resolver esse problema siga os passos abaixo.

 

  • Verificando a comunicação entre o scanner e o computador.

 

Nota: O fato de o scanner não ser exibido em Dispositivos de geração de imagens no Gerenciador de Dispositivos do Windows já evidencia uma falha de comunicação entre o scanner e o computador!

Certifique-se que seu scanner esteja ligado e conectado ao computador por cabo USB, pressione as teclas , digite devmgmt.msc e após pressione a tecla enter. No Gerenciador de Dispositivos verifique se seu modelo de scanner é exibido em Dispositivos de geração de imagens conforme imagem abaixo.

Se não, verifique se o cabo USB está bem conectado à porta USB do scanner e à porta USB do computador, e após verifique novamente se o scanner passa a ser exibido em Dispositivos de geração de imagens.

Se não, experimente trocar o cabo USB de porta no computador e após verifique novamente se o scanner é exibido em Dispositivos de geração de imagens.

Se não, havendo disponibilidade de outro cabo USB similar ao do seu scanner (ex: cabo USB de uma impressora multifuncional), troque o cabo USB e após verifique se o scanner passa a ser exibido em Dispositivos de geração de imagens.

Se não, entre em contato com nosso suporte.

Se sim, vá para o próximo passo.

 

  • Testando a comunicação do scanner com o computador.

 

Certifique-se que seu scanner esteja ligado e conectado ao computador por cabo USB.

Pressione a tecla , digite svt e clique em SVT Diagnostics, conforme imagem abaixo.

Selecione TWAIN em Tipos de drivers, a série referente ao seu modelo de scanner em Drivers e clique em OK, conforme imagem abaixo.

Se a mensagem abaixo for exibida…

 Clique em Não e verifique se a versão do driver instalado em seu computador está atualizada.

Para tal pressione as teclas , digite appwiz.cpl e em seguida pressione a tecla enter.

Localize o driver do scanner e verifique a coluna Versão, conforme imagem abaixo.

Após, acesse a página do Google através do seu navegador de internet, digite driver scanner Kodak i940 (ou o modelo de seu scanner), e pressione a tecla enter.

No resultado da pesquisa clique no link de suporte ao seu modelo de scanner da página do site da Alaris, conforme imagem abaixo.

Role a página e em Drivers para Windows verifique se a versão disponível para download é mais atualizada que a versão instalada em seu computador.

Se a versão não estiver visível clique em notas de versão para verificar.

Se verificado ser uma versão mais atualizada clique em Windows (somente driver) para fazer o download do instalador, conforme imagem abaixo.

Feito o download e instalada a versão atualizada do driver, repita o passo acima para testar a comunicação entre o scanner e o computador através da ferramenta SVT Diagnostics.

Se a mensagem abaixo for exibida após a atualização do driver entre em contato com nosso suporte.

Se o driver instalado já estava atualizado e a mensagem acima for exibida, entre em contato com nosso suporte.

Se a mensagem acima não for exibida, coloque uma folha no scanner e faça uma digitalização de teste clicando no ícone Iniciar digitalização, conforme imagem abaixo.

Se o scanner digitalizar a folha e a imagem for exibida na tela conforme imagem acima, siga para o próximo passo.

 

  • Permitindo o Software de captura Kodak Smart Touch no Firewall do Windows.

 

Nota: Se os passos acima atestarem positivo para comunicação do scanner com o computador e digitalização de teste, pode ser que o causador da falha de comunicação entre o software de captura Kodak Smart Touch e o scanner seja o firewall do Windows (ou de terceiros), ou o seu antivírus.

 

Pressione a tecla , digite a palavra firewall e clique em Permitir um aplicativo pelo Firewall do Windows, conforme imagem abaixo.

Na janela que se abrirá, se a opção Permitir outro aplicativo estiver desabilitada, primeiro clique em Alterar configurações e depois em Permitir outro aplicativo, conforme imagem abaixo.

Na janela que se abrirá clique em Procurar, conforme imagem abaixo.

Na janela que se abrirá, selecione Disco local (C:) na coluna da esquerda, navegue pelos diretórios Arquivos de Programas (x86), Kodak, Document Imaging, kds_i900 (ou kds_modelo/série de seu scanner), Smart Touch, selecione o arquivo KSSCFG.exe e clique em Abrir, conforme imagem abaixo.

Na janela que retornará, certifique-se que os checkbox dos campos Nome, Privada e Público estão marcados e clique em OK, conforme imagem abaixo.

Se estiver utilizando qualquer firewall que não o do Windows, certifique-se de dar permissão ao executável do software de captura Kodak Smart Touch (KSSCFG.exe), utilizando o mesmo caminho supracitado (Disco local (C:), Arquivos de Programas (x86), Kodak, Document Imaging, kds_i900 (ou kds_modelo/série de seu scanner), Smart Touch,).

Se estiver utilizando algum antivírus que não o Microsoft Windows Defender, inclua os diretórios abaixo em sua regra de exceção/exclusão:

C:\Program Files (x86)\Kodak

C:\ProgramData\kds_kodak

C:\Users\Public\Documents\Smart Touch

C:\Users\Seu Usuário?\AppData\Local\Smart Touch

C:\Windows\twain_32\Kodak

C:\Windows\twain_64\Kodak

C:\Windows\System32\Kodak

C:\Windows\SysWOW64\Kodak

Feito isso reinicialize seu PC e após verifique se o software de captura Kodak Smart Touch voltou a funcionar.

Se o problema persistir entre em contato com nosso suporte.