Dicas de Segurança na Internet e a Importância de um Comportamento Digital Seguro

Comportamento digital seguro

Atualmente houve um aumento significativo de crimes digitais -cibercrime- do qual, no ano passado, foi criada a primeira lei de invasão do sistema informático alheio. Em 2013, só no Brasil foram 22 milhões de vítimas do cibercrime.

O assunto é tão atual que ainda não foi estabelecido um modo concreto de agir ou de como recuperar os danos causados. Essas novas ameaças digitais vêm exigindo urgência e todo tipo de cuidado e cautela na exposição digital e segurança das informações, em todos os tipos de dispositivos.

calling-mobile-phone-person-3063

Hoje, não faltam exemplos de escândalos envolvendo a exposição de fotos íntimas de celebridades (e não celebridades), o que só prova que é necessária cautela na exposição pessoal, ninguém é imune. Muitos ainda não conhecem os riscos e não possuem um comportamento digital seguro.

Por conta das ameaças constantes muitas empresas criaram projetos de Segurança Digital com pesquisas para programas anti hacker e orientações internas de como gerenciar documentos de forma segura.

É inquestionável a necessidade de um comportamento digital seguro, mas, como agir sem riscos?

Seguem dicas básicas para quem quer se ver livre de riscos. São situações que passam despercebidas no dia-a-dia, mas se tornam porta de entrada para criminosos digitais.

  • Procure não aceitar pessoas que não conhece em suas redes sociais.
  • Não clicar em links ou abrir e-mail que pareçam suspeitos.
  • Informe somente os dados indispensáveis para utilização de qualquer serviço na internet.
  • Nunca compartilhe dados privados em redes sociais, nem mesmo pelo chat destas redes.
  • Manter sempre os aplicativos atualizados.
  • Cuidado com a localização ativada em seus aparelhos móveis como celulares e tablets.
  • Instalar softwares de segurança em todos os aparelhos.
  • Não logar em Wi-Fi abertos e desconhecidos.
  • Uso de senha forte, com trocas periodicamente.

Dicas de segurança para senhas

Praticamente todos os sistemas que tratam dados privados usam senhas para garantir que o acesso seja restrito. Desta forma, as senhas são um dos pontos mais importantes quando falamos de segurança.

É muito comum que as pessoas usem a mesma senha em diversos sites ou aplicativos. Este é um erro grave de segurança, pois se algum destes sites for vulnerável à ataques e sua senha for descoberta, as ferramentas usadas por criminosos tentarão invadir sites famosos como Facebook e Google, a partir desta senha.

O ideal é que você crie senhas únicas e complexas para cada site ou aplicativo e caso sinta dificuldade em  lembrar, anote as senhas – o que não é nada prático – Para resolver este problema, sugerimos um aplicativo chamado 1password.

Com o 1password tudo o que você precisa é de uma única senha. O aplicativo se integra aos sites utilizados armazenando suas senhas para cada um deles. Veja o vídeo no site do 1password para entender melhor.

Como usar o e-mail de forma mais segura

E-mails são muito utilizados em praticamente todas as atividades online, por isto são grandes as chances de que pessoas mal intencionadas utilizem esta ferramenta para tentar conseguir dados privados ou instalar vírus.

Arquivos grandes são mais difíceis de serem enviados por e-mail. Os Scanners Kodak tem o mais tecnológico sistema de compactação de imagens. Conheça os Scanners Profissionais Kodak clicando aqui

Fique atento ao remetente do e-mail. Principalmente nos dados que vem depois do sinal @ “arroba”. Verifique se os dados são de sites conhecidos como gmail ou hotmail, caso sejam muito longos ou com dados pouco legíveis, desconfie.

Se o remetente for um amigo, familiar ou colega de trabalho, ainda assim seja cauteloso. Verifique links e anexos, passe o mouse sobre os links e veja se o endereço que aparece no rodapé do navegador ou software é o mesmo do link. Aqui vale a mesma regra de verificar se o endereço do domínio (ex www.uol.com.br) é conhecido.

Casos anexos tenham extensão .exe, .zip, .cpl não abra enquanto não tiver certeza da procedência.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED

Proteja seus documentos. Segurança de dados e back up automatizados.

O Gerenciamento Eletrônico de documentos é uma revolução em velocidade e ganho de produtividade para as empresas, com maior garantia de segurança. Com um software de digitalização e poucos cliques você já acha o documento procurado e é uma forma extremamente segura de acesso aos arquivos, todo o movimento digital é gravado, e pode-se saber, quem, quantas vezes, hora e data que arquivo foi acessado. Há um registro completo do tráfego do seu documento.

hand-notebook-pc-2980

Além disso, os arquivos de uma empresa têm diversos graus de confidencialidade e esse sistema assegura que apenas usuários autorizados possam acessar os documentos digitalizados. Existe usuário, senha e níveis de permissão para cada pessoa.

Toda empresa que tem gestão de documentos precisam atender a normas fiscais e legais e esse gerenciamento é uma forma de ter os documentos organizados em um data-center, que inclui todo um sistema de segurança nesse aspecto, por exemplo, sistemas criptografados.

Sistemas criptografados

A criptografia é um programa de técnicas que escondem informações de usuários não autorizados. O conceito é de que quem tem a senha decriptação exclusivamente possa acessar a informação de forma legível. Mesmo entendendo o processo de esconder e recuperar os dados, o usuário não autorizado é impossibilitado de descobrir as informações da senha de decriptação.

A criptografia em si, é tecnicamente programado para bagunçar as informações de forma que fique ilegível: Então mesmo se o hacker conseguir acessar o sistema, ele terá a mensagem de forma bagunçada e ilegível e raramente inteira.

simetrica

Existem várias técnicas criptográficas para seguraça, como; criptografia assimétrica ou O Código de César. Atualmente, os dois protocolos mais usados para proteção de dados na Internet, o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security).

Uma forma de utilizar criptografia no seu computador para proteção de arquivos é através dos softwares GPG4Win e GPGTools.

Confira o tutorial de instalação: GPG

#dicanetscan
Criamos um guia completo sobre digitalização de documentos. Clique aqui para ler. Nele você encontrará mais dicas de segurança.

 

Proteção para o seu computador

Firewall (barreira de fogo) é um software de segurança para o tráfego de dados, criando “barreiras” às suspeitas ameaças de redes externas. É como um porteiro que avalia perigo e a não utilização de um firewall deixa o computador aberto, desprotegido.

Separamos 3 excelentes Firewalls para seu computador:

ZoneAlarm Firewall: Com muitas ferramentas de segurança e para monitoramento ativo do computador, esse firewall garante excelente proteção em ataques virtuais e conteúdos maliciosos, com alertas e notificações sempre que uma atividade suspeita é detectada. É a versão gratuita do  Zone Alarm Pro Firewall, que é avaliado por muitos como o melhor firewall atual.

avast! Free Antivirus: É a versão gratuita do famoso Avast, um dos antivírus mais utilizados no mundo. Em sua versão atualizada, a equipe do Avast promete, além de um novo design, aplicativos mais simples de serem usados e uma eficiente proteção e detecção de vírus e spywares. Também continuará o famoso e tradicional superbanco de dados, atualizado regularmente com as principais pragas da internet.

Kaspersky: o Kaspersky é considerado o melhor anti virus por sites especializados em proteção digital, porém, é pago. O software protege o computador contra vírus, worms, cavalos de troia, spywares e outros tipos de malware, baseando ferramentas de detecção e remoção em um banco de dados constantemente atualizado. Nesta versão para download, o Kaspersky está disponível para teste durante 30 dias.

Você também vai gostar de ler:

  1. Paulo disse:

    Muito bom artigo e esclarecedor. Vai ajudar muitas pessoas quando o assunto é segurança.

  2. ALCIONE disse:

    Excelente artigo. Devemos lê-lo sempre.