Scanner profissional ou Multifuncional, dicas para você escolher o melhor equipamento para digitalização de documentos

Digitalizar um documento em um scanner profissional ou em uma multifuncional? Para muitas pessoas é a mesma coisa, mas não é. Neste artigo vamos tirar suas dúvidas sobre qual dos dois equipamentos escolher para atender à sua demanda de trabalho.

Tenha em mente a demanda e tipos de serviço que seu setor ou empresa têm, sabemos que, hoje em dia, ninguém está em posição de perder dinheiro e por isso alinhar sua necessidade ao seu orçamento é extremamente importante. Uma dúvida bem comum é saber qual tipo de equipamento atende melhor sua necessidade, já que os scanners profissionais e multifuncionais possuem funcionalidades similares.

scanner alaris

Foto: Alaris

Diferença: Multifuncional x Scanners

As multifuncionais podem digitalizar, fazer impressão, copiar e algumas possuem até fax. Como se alguém ainda usasse, não é mesmo? Brincadeira a parte, abaixo vamos elencar as vantagens de possuir um scanner.

Velocidade: Na hora de digitalizar, fazendo uma comparação simples, veremos que a velocidade do scanner é o diferencial e caso a multifuncional não tenha ADF (alimentação automática) você terá que fazer a digitalização dos documentos manualmente. Haja trabalho!

Fluxo de trabalho e praticidade: Scanners profissionais têm uma série de vantagens, tais como: digitalização de documentos em grande quantidade, frente e verso, com uma única passagem da folha; melhor resolução com menor tamanho em bytes nos arquivos gerados; rotação automática das imagens e ainda elimina as folhas que estiverem em branco.

São funcionalidades que as multifuncionais não possuem e que deixam seu trabalho muito mais prático.

Versatilidade: Se você procura versatilidade para digitalizar documentos, o scanner profissional é a escolha certa. Uma vez que os scanners profissionais podem digitalizar diversos tipos e tamanhos de papéis e até cartões de plástico com a mesma qualidade de resolução.

Resolução das imagens: O scanner por ser um dispositivo inteiramente dedicado a digitalizar arquivos, oferece uma qualidade de imagem superior.

Portabilidade: Hoje temos modelos de scanners portáteis, que possuem tamanho reduzido e você pode levar para qualquer lugar. Diferente de algumas multifuncionais que, por ter várias funções, tem tamanho considerável e não possui a mobilidade que um scanner pode te proporcionar.

 

Depois de todas essas vantagens, todos os caminhos te levam a um scanner profissional, ainda mais se você é do segmento jurídico, por exemplo. Para este segmento é recomendável um scanner profissional, pois de acordo com a Lei 11.419 todo peticionamento deve ser eletrônico, ou seja, você precisa digitalizar todos os documentos para dar andamento aos processos e com todas as vantagens ditas acima seu trabalho ficará muito mais fácil e rápido com um scanner profissional.

Conclusão

Contudo, há um ‘porém’ na hora de fazer a sua escolha entre multifuncional e scanner profissional. Se a demanda de trabalho diária for alta, dependendo do modelo de multifuncional que você optar, terá que esperar toda a impressão terminar para começar a digitalizar um documento, porque algumas delas não fazem trabalhos simultâneos. Outra diferença é a velocidade na hora de digitalizar documentos, os scanners têm velocidade muito superior as multifuncionais. A versatilidade de um scanner profissional faz com que você possa digitalizar diversos tipos de papéis ou até cartões plásticos. Os scanners profissionais podem fazer esse trabalho tranquilamente, diferentemente das multifuncionais. Portanto, tudo isso que foi falado nesse artigo tem que ser levado em conta na hora de adquirir seu equipamento e que todas essas informações te mostrem que o Scanner tem mais funcionalidades que pensamos, se tornando uma opção muito atraente para todos os tipos de negócios.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *