Impressora ou multifuncional? Saiba qual escolher

Sala Escritório

Hoje em dia contamos com várias categorias de impressoras e multifuncionais, o que torna normal ter dúvidas na hora da aquisição de algum deles. Afinal qual deles será mais adequado ao meu trabalho ou escritório?

Neste artigo, relatamos os pontos mais importantes sobre impressoras e multifuncionais, veja os tópicos:

Facilidades para seu escritório

Não tem como negar a facilidade e praticidade que um equipamento destes traz para nossa vida. O fato de correr atrás de uma papelaria para poder tirar uma cópia ou fazer uma impressão não agrada a ninguém, ainda mais fora do horário comercial. E sabemos que a perda de tempo é a grande vilã da produtividade.

Com o tempo, os equipamentos de impressão e digitalização foram se tornando acessíveis a qualquer público. O problema encontrado por muitos é: qual equipamento seria ideal para meu escritório, comércio ou residência?

Dentre os diferentes tipos de equipamentos (impressoras, multifuncionais e scanners) até ao tipo de impressão utilizada (matricial, jato de tinta, laser, etc.), percebemos que muitos não procuram se informar antes de adquirir o produto. Esta ação muitas vezes resulta em baixa satisfação do cliente em relação ao produto e gastos adicionais desnecessários, como por exemplo, um sujeito que adquire uma multifuncional laser colorida apenas para fazer algumas impressões periodicamente em escala de cinza.

Existem diversos estilos de equipamentos, cada um mais compatível de acordo com sua área de atuação.

  • Em escritórios de empresas grandes e em escolas, onde são utilizados vários tipos de recursos, são encontradas multifuncionais de diversos tamanhos.
  • Em gráficas geralmente são utilizadas impressoras especializadas para grandes quantidades de impressão de alta qualidade.
  • Em pequenos comércios ou residências, não é raro ver uma simples impressora utilizada com não tanta frequência.

banner-ebook-guia-digitalizacao

Impressora ou multifuncional?

Dúvida Impressora ou Multifuncional

As impressoras, que antigamente só tinham o objetivo de imprimir, hoje já possuem facilidades e funcionalidades que surgiram com a evolução da tecnologia. Hoje em dia, podemos imprimir um arquivo com um simples comando em um dispositivo móvel (celulares ou tablets) através da rede sem fio, sem necessidades de cabos ou computadores.

O preço também está cada dia mais compatível. Atualmente, tanto multifuncionais quanto impressoras são comercializadas por valores próximos, alterado somente pelas funcionalidades extras.

As impressoras tradicionais ganham em preço, economia de tinta (ou toner) e em simplicidade. Geralmente de tamanho reduzido e de fácil instalação, as impressoras possuem a vantagem de possuir uma manutenção mais simples.

As multifuncionais possuem amplas possibilidades de uso, além da impressão, contam com digitalização para usos específicos e copiadora. Além disso, algumas mais robustas incluem telefone fixo e fax.

Um exemplo de aplicação é a digitalização de páginas de livros. As multifuncionais cumprem bem este papel para casos isolados ou pequenas quantidades de páginas. Para digitalização de livros inteiros e arquivamento são utilizados scanners para livros.

Essas facilidades fazem das multifuncionais opções sedutoras para qualquer tipo de escritório, além do custo x benefício.

Tanto as impressoras quanto multifuncionais possuem várias categorias de cores e de tipos de impressão. Das categorias de impressão mais utilizadas atualmente estão as impressoras laser e jato de tinta (inkjet) e das categorias de cores, temos as monocromáticas (escalas de cinza) e coloridas.

Jato de Tinta ou Laser?

Multifuncional Jato de Tinta Brother

Ambos os modelos são amplamente utilizados hoje em dia. Mas antes de adquirir uma ou outra tecnologia, é interessante pensar a frequência e que tipo de impressão é a desejada.

Muitas tecnologias, como conectividade em rede, rede wireless, displays inteligentes, bandejas adicionais e capacidade de memória expansível são aplicadas as duas categorias.

Os modelos de Impressoras Laser são muito utilizados por grupos de trabalho de pequenas a grandes empresas e são ideais para impressões frequentes de textos, cartas, gráficos e documentos em geral. Possuem também maior velocidade de impressão em relação as Jato de Tinta, além de boa qualidade e baixo custo por página impressa.

Normalmente, as impressoras laser trazem mais recursos, como softwares de gerenciamento, proteção por senha, portas USB para impressões diretas do pendrive, entre outros, mas não é raro ver uma impressora jato de tinta com estas funcionalidades.

As impressoras laser contam com reservatório de toner. O cartucho de toner tem um preço maior em relação ao cartucho de tinta, porém, possui um rendimento bem maior em quantidade de páginas impressas.

As Impressoras Jato de Tinta, também conhecidas como Inkjets, são ideais para impressões de fotos e imagens. São boas escolhas para uso doméstico e pequenos escritórios, onde não são usadas com tanta frequência. Contam com o preço bem acessível e são as mais utilizadas do mercado, apesar do custo por página impressa ser maior quando comparada com as impressoras a laser.

Os cartuchos de tinta possuem um rendimento menor em relação aos cartuchos de toner utilizados nas impressoras a laser. Neste ponto, deve-se levar em conta o Custo por Página Impressa.

Impressora Laser Monocromática ou Colorida?

Multifuncional Laser Monocromática Brother

A impressora laser é a escolha ideal para grandes números de impressões de qualquer tipo de documento, mas como saber qual escolher entre a Laser Monocromática ou Colorida?

Aqui não tem muito segredo, isso se resume a qual estilo de impressão se deseja obter.

Impressoras laser monocromáticas oferecem a melhor relação de preço, qualidade e velocidade de impressão. São ideais, seja para uso doméstico, quanto para escritórios. Imprimem em escala de cinza e utilizam o cartucho de toner preto, que apesar de mais caro que o cartucho de tinta preto, possui um rendimento bem superior, além do menor custo por páginas impressas.

As impressoras laser coloridas apresentam a mesma performance das monocromáticas, mas conseguem disponibilizar alta qualidade nas impressões coloridas. São disponíveis cartuchos de toner coloridos de alto rendimento que conseguem suprir um bom número de páginas impressas.

Confira as melhores opções de impressoras e multifuncionais para seu departamento:

Home-Office e Pequenos Escritórios

Para uso doméstico ou em pequenos escritórios, onde o volume de impressões tende a ser baixo, as impressoras jato de tinta (Inkjet) são boas opções, contudo existem modelos laser monocromáticos com ótimo custo x benefício.

Uma multifuncional é uma boa escolha quando se tem necessidade de digitalizar ou fazer cópias de qualquer documento. Seguem alguns modelos de impressoras e multifuncionais mais comuns neste cenário de uso.

Impressora Laser Monocromática Brother HL-1112 Multifuncional Laser Monocromática Brother DCP-7065DN Multifuncional Jato de Tinta Brother MFC-J4310DW

Impressora Laser Monocromática Brother
HL-1112

Multifuncional Laser Monocromática Brother DCP-7065DN

Multifuncional
Jato de Tinta
Brother MFC-J4310DW

Impressora econômica, compacta e com uma alta velocidade de páginas por minuto (21 ppm). Ideal para pequenos escritórios ou uso doméstico. Confiável e robusta, esta multifuncional permite o uso para vários usuários através de conexão em rede Ethernet. Também oferece recurso de impressão frente e verso. Além do belo design e funções básicas de uma multifuncional, este modelo conta com envio de fax e uma velocidade de impressão jato de tinta de até 33 ppm.

Departamentos

Modelos mais robustos de impressoras e multifuncionais são geralmente utilizados em departamentos com mais de dez pessoas, onde o volume de impressão é maior.

Impressoras e multifuncionais laser com conectividade em rede são os equipamentos mais comuns nesse tipo de escritório, mas não é raro ver uma impressora jato de tinta, principalmente de tamanhos maiores como A3, para impressão de projetos. A seguir apresentamos alguns modelos bastante utilizados em departamentos mais exigentes.

Multifuncional Laser Monocromática Brother DCP-8152DN Multifuncional Jato de Tinta A3 Brother MFC-J6710DW Impressora Laser Colorida Brother HL-4150CDN

Multifuncional Laser Monocromática Brother DCP-8152DN

Multifuncional Jato
de Tinta A3 Brother
MFC-J6710DW

Impressora Laser
Colorida Brother
HL-4150CDN

Com uma velocidade de impressão de uma página em menos de 2 segundos, este modelo conta com uma ótima qualidade de impressão frente e verso. Uma multifuncional ideal com conectividade em rede para grupos de trabalho. Esta multifuncional jato de tinta conta com o melhor da tecnologia para impressões frente e verso até tamanho A3. Com comunicação Ethernet ou Wireless, este modelo copia, digitaliza ou imprime até 35 páginas de uma única vez. Com um design moderno, esta impressora laser apresenta alta qualidade nas cores em suas impressões. Este modelo conta com impressão frente e verso, conexão wireless e o alto rendimento dos cartuchos de toner coloridos da Brother.

Como calcular o custo por página impressa

Cartucho de Toner Brother

Um detalhe importante, mas muitas vezes ignorado, é o custo por página impressa. Com esse cálculo, conseguimos ter uma dimensão entre os gastos obtidos na aquisição dos cartuchos de tinta ou cartuchos de toner + cilindro em relação a quantidade de páginas impressas.

O cálculo deste custo se resume no valor da soma dos cartuchos de impressão dividido pelo total do número de páginas impressas.

Não se deve esquecer do valor gasto na obtenção dos papéis. Desse modo, a conta é a mesma, o valor gasto com a compra da resma de papéis é dividido pelo total de papéis da resma.

Somando os dois resultados, tem-se uma média do custo por página impressa. Assim é possível fazer comparações com outros cartuchos e ver se sua utilização é realmente vantajosa.

O que vale ressaltar também, é que este cálculo é feito considerando o valor padrão do seu cartucho em relação à porcentagem de cobertura de tinta no papel. O valor convencional na maioria dos cartuchos de toner é de 5% de cobertura da página.

Para se ter uma base real desse custo, é necessário saber a porcentagem de cobertura de cada uma das cores presentes nessa impressão. Desse modo, tem-se o controle exato sobre o custo por página impressa.

Os Suprimentos Brother já foram comprovados como o melhor custo x benefício em relação ao custo por página impressa. Oferecem qualidade e economia para qualquer ambiente ou aplicação.

De olho no meio ambiente

Compromisso com o meio ambiente

A reciclagem de cartuchos de tinta usados é uma vantagem tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente. Utilizar cartuchos reciclados geram uma grande economia em relação ao valor dos cartuchos originais.

Além disso, o consumidor colabora com o meio ambiente, visto que o plástico utilizado nos cartuchos demora cerca de 200 anos para se degradar.

Preservação e consciência sobre o meio ambiente não é um assunto exclusivo aos consumidores, as empresas que produzem os produtos e suprimentos precisam ter um compromisso com o meio ambiente.

O Certificado ISO 14001certificação internacional para o controle do meio ambiente – é um recurso essencial e de extrema importância para uma empresa que pretende ter uma responsabilidade em relação ao meio ambiente.

A Brother possui a certificação ISO 14001 em todas suas fábricas desde 2002, e possui um programa de conservação ambiental visando aplicar este princípio em todas suas atividades. Você pode saber mais sobre o programa na página da Brother.

Dicas importantes

  • Antes de utilizar qualquer função da impressora, confira se o driver de instalação está configurado corretamente e atualizado;
  • A velocidade de impressão é medida em páginas por minuto (ppm), uma sigla muito encontrada em descrição de impressoras laser de alta velocidade e scanners;
  • A resolução das imagens é medida em DPI, do inglês, Dot Per Inch, que significa Ponto Por Polegada. A medida desse índice sempre se refere à resolução horizontal x vertical;
  • A conexão dos equipamentos é um recurso importante na hora da compra. Modelos atuais já contam com conector USB, Bluetooth e conectividade com redes, sejam cabeadas ou sem fio.
  • Fique atento a conservação do seu equipamento: use cartuchos de toner / tinta originais, sempre configure a impressora de acordo com o papel a ser utilizado, não coloque mais folhas na bandeja do que o recomendado e faça uma limpeza interna e externa periodicamente.
  • Caso necessite digitalizar documentos para processo eletrônico, utilize scanners profissionais que digitalizam frente e verso em alta velocidade, além de possuir maior compactação de arquivos gerados comparados as multifuncionais.

Você também vai gostar de ler:

  1. Fernando disse:

    Obrigado pelas dicas, me ajudou muito!