Glossário de informática para digitalização

Glossário para Escritório

Para se trabalhar com digitalização de documentos, é essencial ter algum conhecimento na área de informática. Como vamos deixar de trabalhar com arquivos de papéis e começar a trabalhar com arquivos digitais, devemos aprender a lidar com os documentos no formato eletrônico.

Nesse processo de digitalização, podemos encontrar programas, abreviações, palavras ou termos técnicos na área de informática que muitas vezes não sabemos. É sempre bom ter o conhecimento desses termos na hora de comprar um equipamento, baixar algum aplicativo, ler algum manual ou utilizar alguma função de um software de digitalização.

A Netscan Digital separou uma lista de palavras, termos e siglas que podem gerar dúvidas na área de informática e dividimos em dois glossários. Abaixo você pode acompanhar nosso primeiro glossário, para ver nosso segundo glossário, clique aqui.

Glossário – Parte 1

ADF

A sigla ADF em português significa Alimentador Automático de Documentos. É um dispositivo que alimenta automaticamente o scanner, impressora ou multifuncional com as folhas de sua bandeja, sem a necessidade de intervenção humana. Entenda mais sobre como funciona um Scanner ADF em nosso artigo.

Bytes

Os bytes, assim como os bits, são medidas usadas na área de computação e telecomunicações, muito utilizadas para medição de capacidade armazenamento e quantidade de memória de algum dispositivo. Encontramos amplamente os múltiplos dos bytes, como os kilobytes (KB) que equivalem a 1024 bytes, os megabytes (MB) que equivalem a 1024 kilobytes, os gigabytes (GB) que equivalem a 1024 megabytes e, em alguns casos, os terabytes (TB) que equivalem a 1024 gigabytes.

CCD

CCD é uma sigla que traduzido significa Dispositivo de Carga Acoplado. É um sensor utilizado em scanners e câmeras que capturam imagens através de circuitos com capacitores acoplados. De modo funcional, o CCD é responsável pela captura da imagem no momento em que a luz é incidida sobre o documento.

Certificado Digital

Certificado Digital é um documento eletrônico que garante a segurança de suas transações online e outros serviços pela internet. A certificação digital é o meio de garantir autenticidade, integridade e confiabilidade de informações eletrônicas. Entre os benefícios do certificado digital, podemos destacar a validade jurídica dos documentos eletrônicos, a segurança da troca de informações e a economia de tempo gerada pelas transações online.

DPI

DPI é extensivamente usado nas descrições de produtos. Dot Per Inch, ou Ponto Por Polegada em português, é a medida de referência da resolução de cor e corresponde ao número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma certa imagem. Quanto maior o número de DPI, mais pontos essa imagem possui, aumentando assim a qualidade da mesma. Essa medida sempre se refere à resolução de cor no modo horizontal x vertical. Ex.: 2400 x 1200 dpi (2400 dpi horizontal e 1200 dpi vertical).

Driver

Um driver é um software que permite a comunicação entre dois dispositivos diferentes. O driver também pode ser um software que faz com que seu computador se comunique com o hardware. Ele traduz as informações do hardware, de modo que seu sistema operacional reconheça e consiga utilizá-lo. Na área de digitalização, os drivers são softwares que permitem o reconhecimento do scanner em seu computador.

GED

Gerenciamento Eletrônico
Gerenciamento eletrônico de documentos, ou GED, é um conjunto de tecnologias que visam o gerenciamento das informações por meio digital. Entre as várias funcionalidades do GED, podemos citar a captura, armazenamento, segurança das informações, entre outras. Para saber mais sobre o GED, confira nosso artigo sobre digitalização.

 

Java

Java é uma tecnologia utilizada para desenvolver e rodar aplicações úteis em seu computador. Muitos aplicativos instalados em seu computador ou utilizados na internet precisam dessa tecnologia para funcionar, portanto é muito importante ter o Java instalado em sua máquina. O Java é gratuito e pode ser encontrado no site da Oracle.

LED

De uma forma traduzida, a sigla LED significa Diodo Emissor de Luz e é um condutor de energia que transforma energia elétrica em luz visível a olho nu. Na digitalização, o LED é utilizado juntamente com o CCD. Led é o tipo de fonte de luz emitida ao documento enquanto o CCD captura a imagem na hora em que a luz é refletida no mesmo.

Navegador (Browser)

O navegador, também conhecido como browser, é o meio em que o usuário visualiza e interage com o conteúdo de uma página da internet. Existem vários navegadores disponíveis, entre os mais modernos e práticos, destacamos o Google Chrome e Mozilla Firefox.

PDF

Provavelmente essa é a sigla mais utilizada na área de digitalização de documentos. Muitos utilizam esse termo constantemente, seja no escritório ou na residência, mas não sabem o significado da sigla. PDF significa Portable Document Format (Formato Portátil de Documento), e se trata de um formato de arquivo único que preserva o layout de seu documento, independente da fonte que o gerou.

#dicanetscan
Para saber mais sobre digitalização e segurança de arquivos PDF, veja nosso artigo de como digitalizar em PDF. Também possuímos artigos com dicas de como otimizar seu arquivo PDF e algumas ferramentas online gratuitas para PDF.

 

PPM / CPM / IPM

PPM significa Páginas Por Minuto e é o termo utilizado para medir a velocidade de digitalização de um scanner profissional. Também é comum encontrar a sigla IPM que significa Imagens Por Minuto. Essas siglas também são utilizadas como medida de algumas impressoras laser e, em algumas multifuncionais, você pode encontrar a sigla CPM, que significa Cópias por Minuto.

Resolução de cor

Resolução de uma cor é um número de bits que indica o máximo de cores possíveis pra cada pixel individual em uma imagem. Ela influencia o número de cores que pode haver, ou seja, quanto maior a resolução de uma imagem, maior a qualidade da mesma. A medida utilizada na resolução de imagens é o DPI.

Sistema Operacional

Sistema Operacional é a parte funcional de seu hardware. É o sistema que inicializa seu computador e faz com que os programas funcionem corretamente. Ele também é responsável pela parte gráfica de seu computador, oferecendo ao usuário uma visualização amigável de seus aplicativos e softwares. Os sistemas operacionais mais utilizados são o Windows, Linux e MAC OS.

#dicanetscan
Sempre verifique os sistemas operacionais suportados de seu scanner, impressora ou software antes da compra ou instalação dos mesmos. Nas abas Especificações e Suporte possuímos todos detalhes sobre os sistemas operacionais que o scanner, impressora ou software suportam.

 

Touch Screen

Touch Screen

Muitos dispositivos hoje em dia, principalmente os dispositivos móveis, contam com a tela Touch Screen. Essa tela também é comum em scanners, impressoras, multifuncionais e outros equipamentos de escritório. Touch Screen é uma tela sensível ao toque, que transmite a localização do toque em coordenadas para o sistema do dispositivo, que localiza a área do toque e funciona de acordo com o mesmo.

Conclusão

Essa é a primeira parte de nosso glossário sobre digitalização de documentos. Nessa primeira abordagem, focamos mais a área de informática, que é essencial para lidar com arquivos digitalizados.

Esses são apenas alguns termos de informática utilizados. Confira a segunda parte de nosso glossário para saber mais sobre outros termos bastante utilizados na digitalização de documentos. Para ficar por dentro do lançamento de nossos artigos, siga nossas redes sociais, através do Facebook, Twitter e Google +.

Você também vai gostar de ler:

  1. JOSE DOS SANTOS NETO disse:

    MUITO ÓTIMA SUA INICIATIVA. TENHO CERTEZA QUE SERÁ MUITO PROVEITOSA ÀS PESSOAS QUE DEPENDEM DO COMPUTADOR PARA SOBREVIR, PRINCIPALMENTE.

  2. VERA lucia disse:

    Obrigado por disponibilizar estas informaçoes

    E muito importanate para quem nao tem conhecimento e seu ambiente pessoal ou profissional nao se relaciona com cidadaos que fale ou utilize m esta linguage

  3. kleuber lopes disse:

    Faltou informar qual a melhor configuração do computador para ter um ecaner rapido.

  4. Damiana Alves disse:

    Boa noite, excelente o conteúdo disponibilizado nos artigos. Estou fazendo minha monografia sobre digitalização e guarda de documentos e tem sido muito bom contar com as informações existentes no blog.Gostaria de me informar sobre algum livro que fale do surgimento da digitalização. Att: Damiana Alves

    • gabi disse:

      Damiana,

      Obrigado por ter nos contatado e por seus comentários com relação ao conteúdo de nosso blog.
      Infelizmente não temos conhecimento de nenhuma publicação tão específica.
      No entanto neste link http://www.aiim.org você encontrará um grande volume de informações que talvez te ajude.

      Boa sorte e sucesso na sua monografia.