Glossário de informática para digitalização – Parte 2

Glossário Digitalização parte 2

Em nossa primeira parte do glossário sobre digitalização, esclarecemos alguns termos técnicos na área de informática, que são amplamente utilizados no gerenciamento eletrônico de documentos.

A digitalização conta com muito mais termos técnicos que podem causar dúvidas na hora da leitura da definição ou especificação do equipamento. É sempre bom conhecermos o conteúdo por completo do equipamento, evitando assim transtornos e decepções na hora da compra ou utilização do mesmo.

Nesta segunda parte do glossário, continuaremos focando em mais termos técnicos de informática utilizados na digitalização de documentos, muitos deles usados na descrição e especificações de produtos da área de gerenciamento eletrônico.

Glossário – Parte 2

Ciclo diário

O ciclo de trabalho diário de um equipamento é a média do número de folhas que são digitalizadas / impressas no período de um dia de utilização. Nas especificações, você pode encontrar o ciclo diário máximo ou o ciclo diário médio(ideal). Também é possível esse termo aparecer como volume diário recomendado.

Compactação

A compactação de um arquivo é o fato de reduzi-lo de modo a ocupar menos espaço eletronicamente. A compactação, também conhecida como compressão, também é utilizada para “encaixotar” vários arquivos em um só, realizando assim uma redução no tamanho, além de facilitar o compartilhamento e envio por e-mail.

Duplex

A palavra Duplex possui o significado de algo duplo, com duas funcionalidades. Em um escritório, duplex é uma funcionalidade de scanners, impressoras e multifuncionais que garante que frente e verso da folha seja digitalizada ou impressa de forma simultânea, em uma única passagem.

#dicanetscan
Os scanners Kodak já possuem a funcionalidade Duplex integrada assim como algumas impressoras e multifuncionais Brother.

 

GDI

GDI é um sistema de emulação gráfica do Microsoft Windows. É um termo bastante encontrado na descrição de impressoras e multifuncionais. Ele serve como uma interface para representar e transmitir os objetos gráficos para dispositivos de saída como monitores e impressoras.

Gramatura

Gramatura é a medida da densidade de área do papel. Também é considerado como peso do papel e é indicado como gramas por metro quadrado (g/m²). De modo geral, quanto maior a gramatura do papel, mais grosso é o mesmo e, consequentemente, mais pesado. Você consegue encontrar a gramatura especificada nas embalagens dos papéis na hora da compra.

Hardware

Periféricos Hardware
Hardware, na área de informática, se refere a tudo que compõe fisicamente seu computador. Temos como exemplo de hardware o mouse, monitor, teclado, etc. Scanner, impressora e multifuncional também são considerados como hardwares, dos quais são necessários um software (driver) para comunicação com seu computador.

Indexação

A indexação é o ato de descrever ou categorizar um documento de acordo com seu assunto. É o termo utilizado quando se deseja separar e extrair os dados relevantes e representativos de um documento, com a finalidade de identificá-los para uma melhor e mais fácil recuperação.

Monocromático

Monocromático é algo que possui apenas uma cor. Em matéria de impressoras, uma impressora laser monocromática é aquela que imprime somente a cor preta.

OCR

OCR significa Reconhecimento Ótico de Caracteres e consiste em uma tecnologia utilizada para conversão de diferentes tipos de documentos digitalizados em PDF ou reconhecidos por câmeras digitais em arquivos pesquisáveis e editáveis. De modo claro, a OCR reconhece o texto em uma imagem digitalizada, tornando o texto editável.

Simplex

Um equipamento de escritório Simplex é um equipamento que possui a funcionalidade de digitalizar ou imprimir em apenas um lado da folha de cada vez.

Software

O Software é toda parte lógica de seu computador, essencial para comunicação e funcionamento do hardware. Todos programas e aplicativos utilizados em algum equipamento eletrônico são softwares, o principal canal de interação de uma pessoal com o meio digital.

Tamanho papel

Tamanhos de papel

Sempre escutamos falar do tamanho ofício, carta e A4 para folha de papel, mas não sabemos ao certo qual a medida deles. Ofício, carta e A4 não possuem a mesma medida.

 

O papel A4, o papel mais comum que é vendido em resmas nas papelarias, possui o tamanho de 210mm x 297mm (largura x altura). O papel Ofício, também conhecido como Legal, possui uma medida um pouco maior, com o tamanho de 216mm x 356mm. O papel carta é um pouco mais curto que o A4 e é bastante utilizado nos escritórios dos EUA, sua medida é de 216mm x 279mm.

 

#dicanetscan
A Brother possui uma vasta linha de impressoras e multifuncionais que trabalham com papéis dos mais variados tamanhos, inclusive uma linha especial de multifuncionais jato de tinta do tamanho A3.

 

Toner

O Toner, que é o recurso utilizado para impressão em impressoras e multifuncionais laser, é uma espécie de tinta em pó carregada eletricamente que, quando aquecida, é transferida ao papel através de um cilindro de impressão. Os cartuchos de toner são encontrados em suas cores primárias: ciano (azul), magenta (uma variação de vermelho), amarelo e preto.

#dicanetscan
Para saber mais sobre cartuchos de toner e outras funcionalidades de impressoras e multifuncionais, confira nosso artigo!

 

USB

USB (Universal Serial Bus) é uma tecnologia que facilita a conexão de aparelhos (como scanners, impressoras, mouse, câmeras, teclados, celulares, etc.) ao computador ou outros dispositivos. É uma entrada que foi produzida para padronizar as conexões, deixando assim a comunicação entre periféricos muito mais fácil, evitando a necessidade de um tipo de conexão diferente para cada dispositivo.

Conclusão

Esta é a segunda parte de nosso glossário de informática utilizado na digitalização de documentos. Nessa parte focamos termos bastante utilizados na digitalização e impressão de documentos.

É sempre vantajoso conhecer esses termos quando se trabalha com impressão e digitalização. Nem todos que trabalham com gerenciamento eletrônico de documentos tem contato frequente com informática, o que pode causar dúvidas quanto ao assunto.

Confira a primeira parte de nosso glossário e siga-nos em nossas redes sociais, através do Facebook, Twitter e Google + para ficar por dentro de novidades e artigos sobre tecnologia e digitalização de documentos.

Você também vai gostar de ler:

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *