Criatividade é alternativa para melhorar o desempenho de empresas

Uma das preocupações de muitas empresas, hoje em dia, é como se destacar em meio a tantas outras competindo pelos mesmos consumidores. Ainda mais em mercados saturados.

A criatividade é uma alternativa para melhorar o desempenho das empresas, mas como deve ser implementada? Como a criatividade pode ser usada ao ponto de mudar uma organização e seu funcionamento? Confira nosso artigo e entenda!

Um pouco sobre a criatividade

Segundo a DW Brasil, você não pode ser considerado uma pessoa criativa por somente ter uma ideia brilhante. A agência de notícias destaca que ainda é uma incógnita o modo como as ideias surgem em nosso cérebro. A DW ainda fala que pesquisadores definem criatividade como um desempenho especial, que é ao mesmo tempo novo e adequado. Pelo fato de a criatividade ser vista como um conceito, e não como uma característica, vários fatores devem ser levados em consideração.

No início deste tópico dissemos que uma pessoa ter uma ideia brilhante não significa que ela é criativa. A DW reforça que, para que um indivíduo seja considerado criativo, essa ideia precisa ser posta em prática de modo que seja visível e útil para outras pessoas.

Exercitando a criatividade

Algumas pessoas acreditam que a criatividade é um dom e que não pode ser ‘cultivada’, isso são meias verdades. Segundo uma pesquisa da Live University (inbrasc) com diversos especialistas da neurociência, a criatividade não é um dom e pode ser exercitada, seja através de músicas, leitura, atividades físicas e etc. O que diferencia as pessoas mais criativas das menos engenhosas é o fato de um indivíduo ter mais talento que os demais e se destacar mais por isso.

Ainda segundo essa mesma pesquisa, o CEO da Fábrica de Criatividade, Denilson Shikako diz que, para exercitar a criatividade, é necessário gostar de coisas novas, sair da zona de conforto. Dr. Shikako diz que outra possibilidade para exercitar a criatividade é buscar mais respostas além das que já encontramos. Além dessas duas maneiras, há uma terceira: incentivar o autoquestionamento. É uma maneira eficaz de analisar qualquer problema e buscar por soluções criativas.

Criatividade e Empresas

O mercado está altamente competitivo. Possui de tudo: varejo, serviços, imóveis, agronegócio, etc. Mas e a forma como o produto ou serviço é vendido? É nessa questão que as empresas precisam e têm focado mais. Oferecer seu produto ou serviço de maneira “diferente” é determinante para se destacar no meio da “multidão”. As startups já entenderam esse recado e vêm ganhando mais espaço no mercado mundial, chegando a se tornar grandes empresas com ideias inovadoras.

Criatividade é primordial para o ambiente organizacional

Um ambiente propício para fazer fluir a criatividade em uma empresa é mais importante que o discurso inovador. Por que? Para que a mudança seja de dentro da empresa (mudar o ambiente de trabalho) para fora (ações concretas), o conceito deve estar bem fixo na organização.

Mas como a inovação e criatividade nascem nas corporações? Geralmente, é na percepção das dores (ou problemas) quando as empresas analisam o mercado, como destaca Cris Arcangeli, CEO na Beauty’in e integrante do programa Shark Tank Brasil. Essa percepção das dores é uma fase para o planejamento de criação de uma empresa/startup. Porém é possível remodelar uma corporação para se adequar às novidades do mercado e atingir novos públicos ou objetivos.

Portanto, para um um negócio ser ou se manter competitivo, as novas ideias são primordiais, claro. Mas da mesma forma é imprescindível proporcionar um clima e uma cultura organizacionais que incentivem e permitam a implementação dessas sugestões, não somente ficar no discurso de uma empresa criativa mas sim pôr em prática.

Criatividade na prática

Falamos muito sobre criatividade na teoria, certo? Vamos falar um pouco da prática dessas empresas e mostrar alguns exemplos que referendam tudo que dissemos no decorrer deste artigo.

Foco no cliente: startups e as empresas remodeladas de acordo com a nova tendência de mercado, procuram manter uma relação amistosa com seus clientes, minimizando os problemas e proporcionando uma excelente experiência para o usuário.

Essas organizações procuram desenvolver um mix de produtos e serviços para atender às necessidades de seus clientes e, claro, aumentar suas conversões. Tudo para garantir a satisfação dos seus consumidores.

Estrutura profissional horizontal: sim, os cargos e funções são diferentes e o processo hierárquico também permanece, mas a ideia é o tratamento de igualdade e muitas empresas já alocam todos os seus funcionários num mesmo lugar, sem divisórias ou salas, num modelo funcional horizontalizado, onde todos sentem-se iguais, apesar da hierarquia esse modelo faz com que o ambiente se torne menos agressivo, abrindo espaço para mais diálogo, mais troca de experiências e sendo assim, a cultura da empresa, valores e princípios são fortalecidos e os colaboradores “se sentem mais motivados para vestir a camisa” da organização.

Corrigindo erros: falhas são comuns em qualquer lugar, até porque empresas são geridas por pessoas. Transparência e empatia são muito importantes na hora de contornar uma situação que tenha saído de controle. Um ambiente “mais criativo” incentiva mais para que, por exemplo, em caso de algum erro ou crise, a busca da solução seja o primeiro objetivo de todos com o propósito de transformar um erro em fonte de aprendizado.

Colaboradores mais perto de “casa”: algumas empresas modernas já adotaram diversas práticas no dia a dia corporativo para que o profissional se sinta em casa e vista a camisa com o comprometimento e motivação necessários para desempenhar suas tarefas com afinco. Não somente isso, mas que essas práticas sejam uma maneira de interação entre todos os colaboradores, aumentando o sentimento de união entre os mesmos.

É muito comum as empresas se mobilizarem para que os colaboradores tenham um dia específico para levarem os filhos, os animais de estimação, dia de massagem relaxante, dia do yoga e também mantendo o home office como alternativa e horários flexíveis. Todos estes eventos são para melhorar o bem estar de seus funcionários, deixando-os mais integrados aos valores da empresa.

Observar e aprender com a concorrência: as novidades do mercado também incluem o que uma empresa moderna faz com as informações dos concorrentes. Aprender com o concorrente também é uma virtude muito importante, por sinal. Hoje, há diversas ferramentas disponíveis para analisar o que seus concorrentes estão fazendo, como o Google Alerts e Trends, o SEMRush, SimilarWeb, cada uma com um objetivo diferente.

Transformação digital: a transformação digital de uma empresa traz modernidade e facilidades tanto para seus colaboradores quanto para seus consumidores. Automatizar processos longos e demorados agiliza a rotina corporativa, diminuindo a burocratização e aumentando a assertividade de todas as ações administrativas.

Um bom exemplo de como melhorar processos administrativos é lidar cada vez menos com a papelada, para isso a digitalização de documentos por meio de um scanner profissional é essencial. A digitalização contribui diretamente para que os arquivos da empresa estejam organizados de maneira mais simples.

Outra dica é utilização de soluções de GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Soluções de GED contribuem para a organização das corporações, melhorando e sistematizando o fluxo de trabalho e o compartilhamento de documentos digitalizados entre equipes. Confira a solução Keeva, é uma ótima opção.

Ambiente mais propício à criatividade: muito falamos em como é benéfico ter um ambiente organizacional mais propício para a criatividade, mas como isso é possível? Todos esses tópicos que abordamos anteriormente contribuem diretamente para um ambiente deste tipo. Por isso é necessário, não somente adotar o discurso de empresa moderna, mas também praticar esses e outros preceitos. Claro que as medidas adotadas vão variar de empresa para empresa conforme seus posicionamentos estratégicos.

Exemplos de empresas bem sucedidas

Youtube: é uma empresa com uma visão inovadora e cada dia cresce mais. O site permite que os usuários compartilhem vídeos e interajam com seus autores através de comentários e reações (positivos ou negativos). Inclusive, virou uma profissão, ser um Youtuber e criar conteúdo para um público específico.

O Youtube virou referência como veículo para divulgação de vídeos e conta com mais de 1 bilhão de usuários. De acordo com a companhia, a missão do YouTube é “dar a todos uma voz e revelar o mundo”. Seus valores se baseiam na liberdade de expressão, direito à informação, direito à oportunidade e liberdade para pertencer.

Uber: o Uber viu na necessidade dos usuários de transporte público uma maneira de ganhar dinheiro. Qualquer pessoa que tenha um carro (em boas condições) e habilitação pode ser motorista do Uber e transportar pessoas por valores acessíveis quando solicitam seus serviços através de um App.

A missão da Uber é oferecer transporte confiável para as pessoas, em todos os lugares. Para isso, a companhia segue diretrizes como respeito mútuo, segurança e qualidade. Segundo dados da companhia, a política da Uber se baseia em “tolerância zero com qualquer tipo de discriminação”.

AirBnB: a empresa se tornou gigante em todo mundo abrindo espaço para que pessoas físicas e empresas possam oferecer possibilidade de hospedagem, seja um quarto, casa, apartamento e etc por um valor mais acessível.

A missão da AirBnB “fundamenta-se na ideia de que as pessoas são essencialmente boas e que uma comunidade é um lugar onde você possa se sentir em casa.”.

Conclusão

Tudo que foi falado neste artigo é uma parte desse novo modelo de mercado que se modifica rapidamente. Exemplos de empresas que surgem com ideias inovadoras e práticas criativas que as credenciam para atuar em mercados altamente competitivos. Além disso, são exemplos para que empresas que já foram mais fortes e competitivas se modifiquem a fim de atender a novas demandas de seus consumidores.

Você também vai gostar de ler:

Deixe sua comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *