Home Office: Guia completo sobre o futuro do mercado de trabalho

Home Office

Com o crescimento da tecnologia de acesso a internet, um novo conceito vem tomando conta do mercado profissional e promete se tonar um poderoso método de trabalho nos próximos anos. O Trabalho Remoto também conhecido como Home Office, é um assunto muito discutido atualmente, conquistando cada vez mais adeptos e seguidores.

Nesse artigo, procuramos definir o conceito sobre o que é Home Office relatando suas vantagens e desvantagens. Também vamos esclarecer como trabalhar em Home Office com dicas de como se dar bem (não é tão fácil como parece) e algumas ferramentas úteis para você que atua ou pretende atuar nesse método profissional tão interessante.

O que é Home Office?

Home Office significa Escritório em Casa. Apesar do termo, Home Office é o fato de se trabalhar remotamente em qualquer lugar, não precisamente em casa. Basicamente, a única exigência é uma conexão de internet, sendo assim, é possível trabalhar em um bar, aeroporto, café ou até mesmo em uma garagem dentro de seu carro. O assunto do Home Office está em pauta atualmente, visto os transtornos que o trânsito e o acesso ao escritório tem causado para milhões de brasileiros.

A eficiência alcançada por um profissional pode ser maior em um ambiente onde o mesmo se sinta bem e confortável. O tempo gasto de casa até o ambiente de trabalho e vice-versa pode se transformar em tempo extra para atividades mais produtivas. Mesmo assim é preciso foco, organização, concentração e saber lidar com um ambiente que é profissional e pessoal ao mesmo tempo.

Nesse crescimento, ainda tímido, do Home Office no Brasil, estas são algumas das áreas que já estão se adaptando a esse método de trabalho:

  • Jurídico
  • Programação de computadores
  • Marketing
  • Design
  • Arquitetura
  • Vendas
  • RH
  • Consultoria
  • Executivo de contas

De acordo com o Forrester Research, site especializado em pesquisas sobre tecnologia, em 2016 cerca de 63 milhões de pessoas irão trabalhar remotamente seguindo a tendência de hoje.

No Brasil, nesse ano de 2014, cerca de 15% das empresas oferecem a opção de Home Office para seus empregados, um bom crescimento, visto que em 2013 esse número era de 6% e nossa legislação não oferece o apoio necessário a esse método. Esses dados foram extraídos da Top Employers Institute, instituto que emite certificados de RH para grandes empresas. Apesar de parecer um bom número, ainda estamos longe de países como a Holanda por exemplo, com índice de 60%.

As vantagens de trabalhar em casa

Vantagens Home Office

Liberdade de horários

Primeiramente, a mais óbvia das vantagens de trabalhar em casa – a liberdade de horários. A maioria das empresas que atuam home office não exige carga horária de trabalho, apenas resultados. Por isso, há muita gente recriando a rotina, adaptando-se aos horários dos filhos ou até baseando o dia-a-dia no humor pessoal.

A proximidade com a família

A proximidade com a família aumenta quando se trabalha em casa. Sem perder tempo com trânsito ou almoços fora de casa, a imersão na vida familiar é sinônimo de qualidade de vida. A participação na vida dos filhos é um dos benefícios mais almejados para quem cogita trabalhar em casa.

Rendimento criativo

Interligado com a liberdade de horários, organização autônoma das tarefas, ambiente de trabalho de livre escolha e melhor qualidade de vida, é comprovado que por esses e por outros motivos, Home Office propicia maior rendimento criativo. É super indicado para quem atua em áreas criativas. E hoje, a criatividade é encontrada mesmo que mínima, na maioria das funções.

Redução de custos

Para o financeiro da empresa, mandar seus profissionais para casa é um ótimo custo-benefício. Vale transporte e vale refeição geralmente são menores ou nulos. A redução de custos para a empresa é bastante significativa, porém a satisfação é de ambos os lados.

Trânsito

Em grandes cidades, a opção de home office vem sendo cada vez mais implantada nas empresas e se tornando uma solução. O motivo principal é o trânsito, que atualmente toma muito tempo do profissional: tanto para chegar ao trabalho, quanto para chegar em casa. Geralmente é a causa de mal humor, afetando o rendimento e a insatisfação do funcionário com própria função e com a empresa.

As desvantagens

Família

Apesar da maior participação na vida familiar, a intervenção dos filhos durante o período do trabalho pode atrapalhar. A família é considerada uma grande distração para quem trabalha em casa.

Problemas posturais

Desvantagens Home Office

A postura também é alarmante para quem trabalha em casa, geralmente por falta de orientação e equipamentos inadequados como: disposição e altura da cadeira, altura da tela do computador ou notebook, posição de teclado e outros. Problemas posturais são frequentes, porém evitáveis.

Equipamentos

Pessoas que trabalham em casa relatam sentir falta de equipamentos dos quais geralmente teriam acesso em um escritório. Trabalhar em casa aumenta a qualidade de vida e é muito satisfatório, porém exige um investimento.

Preconceito

Ainda há uma grande resistência no Brasil. Existe um preconceito sobre pessoas que trabalham em casa, tanto pessoal, quanto no mercado empresarial. O conceito surge da ideia de que trabalhar em casa não é sinônimo de um bom trabalho ou trabalho sério. Podemos considerar essa resistência causada mais pela falta de conhecimento do que maliciosamente preconceito. Em São Paulo, por exemplo, por causa dos transtornos de trânsito e excessos de passeatas e protestos, muitas empresas adotaram o home office, por isso, esse preconceito vem diminuindo, principalmente nas grandes cidades.

Falta de colegas

A falta de colegas de trabalho é um incomodo para pessoas que trabalham em casa. O ambiente empresarial é trocado por trabalhos quase autônomos e isso é retratado como uma sensação de isolamento. Empresas que se adaptaram ao home office estão resolvendo isso de maneira simples: fazendo maior uso de ferramentas de comunicação e reuniões presenciais mensais ou semestrais, dependendo da localidade de seus profissionais.

5 dicas pra fazer dar certo

O sonho do trabalho em casa requer muita dedicação e concentração. Confira 5 passos importantes para se manter motivado e produtivo.

Se dando bem com Home Office

1 – Começar estabelecendo limites é um ótimo jeito de se organizar. Impor limites aos familiares e amigos pode ajudar a diminuir as interrupções que venham a ocorrer no dia-a-dia. Não se distrair pelo belo dia de sol ou os várias postagens interessantíssimas de seus amigos no facebook.

2 – Mesmo quando as atividades do trabalho não são tão desafiantes ou são daquelas que já viraram costume, não postergue. Nessas hora é preciso foco, resolver os pepinos antes de checar o e-mail ou rede social.

3 – Um bom jeito de não deixar toda essa liberdade fugir do controle é estabelecer uma rotina, assim como estabelecer horários de “entrada e saída” do expediente. Separar tarefas, compromissos, criar listas… Enfim, organizar-se realmente.

4 – Não deixar de conhecer e se interessar pelo seus colegas de trabalho, que podem estar ou não próximos. É sempre importante conhecer os jeitos e manias dos seus companheiros. Caso a empresa não promova encontros, é uma boa se dispor a promovê-los (se possível). O contato com os colegas pode criar parcerias e acabar com a sensação de isolamento.

5- E por fim, mas não menos importante: a criação de um ambiente de trabalho em casa. Criar um escritório em um ambiente confortável, é essencial para uma vida de trabalho em casa. Primeiramente pela privacidade: separar o ambiente familiar do ambiente de trabalho. Segundo, incentiva a concentração, a rotina e os horários estabelecidos. É ambiente profissional, precisa de uma dose de seriedade e por isso é importante não estar jogado vendo tv (se esta procurando isso, com certeza não esta preparado para esse tipo de trabalho). Criar um espaço em casa requer algum investimento, mas vale a pena se comparado com a qualidade de vida desse modo inovador de trabalho.

#dicanetscan
Entre os equipamentos úteis para o Home Office, podemos citar impressoras, multifuncionais, scanners portáteis e scanners de mesa.

Ferramentas úteis para Home Office

Para se obter uma boa produtividade no Home Office, é interessante conhecer alguns aplicativos e ferramentas que agilizam e auxiliam na hora de trabalhar remotamente.

Skype

Skype Logo

O Skype é uma ferramenta bastante conhecida utilizada para fazer ligações, videoconferências e bate-papos com mensagens instantâneas. Muitos dos recursos do Skype são gratuitos e, para ligações onde a versão grátis não atenda, é possível comprar créditos.

No ambiente do Home Office, o Skype se torna ainda mais eficiente, facilitando a comunicação, seja com colegas de trabalho, superiores e até mesmo clientes. O Skype possui versão para desktop e para dispositivos móveis.

Rescue Time

Logo Rescue Time

Rescue Time é um aplicativo disponível em inglês que mostra um relatório com gráficos de todo tempo em que você esteve conectado na internet ou em determinadas categorias, como em redes sociais ou e-mails. Também é possível bloquear ou limitar o tempo de visita a alguns sites que podem ser prejudiciais para sua produtividade. É disponível para Windows, Mac e para dispositivos móveis, possui um período de teste grátis de 14 dias e a partir disso, custa 9 dólares por mês.

Um ótimo aplicativo para se organizar, criar metas e evitar gastar tempo útil do trabalho em distrações como redes sociais e e-mails não profissionais.

Google Agenda

Google Agenda Logo

Se você possui conta no Gmail e precisa de uma agenda para marcar eventos, reuniões e compromissos, o Google Agenda é uma ótima opção. Possui um calendário que pode ser categorizado por dia, semana e mês. É um serviço gratuito e está disponível para desktop e dispositivos móveis, onde você pode habilitar notificações dos eventos para receber direto no seu celular.

 

Pocket

Pocket Logo

Pocket é um serviço gratuito que permite salvar conteúdos de sites, blogs e artigos da internet para conferir mais tarde, muito útil quando você acha algum assunto interessante mas não possui tempo livre no momento. Também disponível para dispositivos móveis, você pode sincronizar sua conta para ter os conteúdos em seu desktop e celular.

 

TeamViewer

TeamViewer Logo

O TeamViewer é um aplicativo gratuito utilizado para acesso remoto em computadores. Para utilizar esse aplicativo, é requisito possui-lo instalado no computador de quem vai fazer o acesso e no computador que será acessado. Muito fácil de ser utilizado, oferece acesso instantâneo a qualquer máquina, sendo necessário apenas passar o ID e senha para a pessoa que vai fazer o acesso remoto.

 

Esse é um aplicativo muito útil quando se intercala o trabalho em Home Office e escritório convencional, caso você precise acessar sua máquina no escritório da sua casa. Também muito utilizado para pessoas que trabalham com suporte remoto.

#dicanetscan
Além dos aplicativos citados acima, você pode encontrar mais ferramentas úteis de produtividade para Home Office e escritórios convencionais em nosso artigo sobre Ferramentas de Produtividade.

Conclusão

O Home Office já é uma realidade bem acessível para todos, mas é preciso se atentar e pensar bem se esse tipo de trabalho combina com seu estilo profissional. Muitos já tentaram e não se acostumaram, outros se deram bem e evoluíram bastante profissionalmente. Tudo depende de suas preferências pessoais e práticas profissionais.

#dicanetscan
Existem várias referências sobre o assunto de Home Office. Grok Podcast é um site especializado em podcasts que possui uma série completa sobre trabalho remoto dividida em 5 partes. A editora 37Signals publicou também o livro Remote, que esclarece como trabalhar remoto de qualquer lugar de uma maneira eficiente.

 

Em resumo, o principal objetivo de se trabalhar remotamente é obter mais qualidade de vida profissional e pessoal e o Home Office vem conseguindo oferecer essa satisfação a vários trabalhadores que adquiriram essa prática.

Para estar por dentro de novidades sobre produtividade, tecnologia e gerenciamento eletrônico de documentos, siga-nos em nossas redes sociais, através do Facebook, Twitter e Google +.

Você também vai gostar de ler:

  1. Marcilio Gomes Lira disse:

    Boa tarde,

    Fiquei muito interessado em trabalhar no Home Office, tenho todos itens necessários em casa, computador, telefone, impressora, internet, como posso ingressar nesse ramo para se trabalhar em casa, como proceder ?, aguardo retorno o mais breve possível.

    Atenciosamente
    Marcilio Lira

    • Netscan Digital disse:

      Olá Marcílio. Obrigado por seu comentário!

      O primeiro passo é buscar por empresas que aceitam esta modalidade de contratação. Dependendo de sua área de atuação é mais fácil conseguir migrar para o Home Office.

      Boa sorte!

  2. sergio batista disse:

    Muito boa as dicas, nota 10 a postagem!
    Estou com um pensamento muito forte, e confiante em montar uma empresa de digitação, com benefícios voltados a alunos de faculdade, uma área que eu espero esta certo, que precisa de muita ajuda, li bastante essa materia e a outra anterior, gostaria de saber se posso manter contato com vocês, expondo minhas ideias e recebendo feedback, fico grato se responderem, abraços

    • Netscan Digital disse:

      Olá Sérgio. Muito obrigado por seu comentário! Para receber todas os nossos artigos você só precisa se cadastrar em nossa newsletter ou nos acompanhar nas redes sociais!

  3. Licaelle disse:

    Olá! Comecei a fazer uma pesquisa a respeito da área, porém ainda não consegui entender exatamente o que faz o Home Office. Estou meio perdida, não sei por onde começar. O que realmente faz o Home Office?

    • Netscan Digital disse:

      Olá Licaelle. Obrigado pelo seu comentário.

      Na verdade Home Office é o nome dado ao ato de se trabalhar em casa, sem a necessidade de se deslocar até os escritórios da empresa.

      Esperamos ter ajudado e boa sorte em suas pesquisas!

  4. Jorge disse:

    Existem essas Empresas, pois estou procurando um serviço assim e ainda não achei uma Empresa séria?

    • gabi disse:

      Oi Jorge!
      Essas empresas existem sim, porém esse conceito aqui no Brasil ainda é uma novidade e não se encaixa em todas as áreas.
      Sugiro que avalie se o segmento que você procura sustenta esse tipo de trabalho.

      Atenciosamente

  5. Jorge disse:

    Fiquei muito interessado em trabalhar no Home Office, tenho todos itens necessários em casa, computador, telefone, impressora, internet, como posso ingressar nesse ramo para se trabalhar em casa, para onde ir?, aguardo retorno o mais breve possível.

    Obrigado pela atenção.
    Jorge de Souza da Conceição

    • gabi disse:

      Boa tarde, Jorge!

      Para ingressar no trabalho Home Office você precisa procurar por empresas que tenham vagas abertas para funções Home Office, ou investir em trabalhos freelancer.
      O trabalho Home Office é melhor aceito em áreas específicas, por isso, é necessário avaliar se o cargo que você procura suporta esse tipo de trabalho.

      Atenciosamente

  6. Sonia Mosquete disse:

    estou muito interessada em trabalhar Home Office, o que tenho que fazer para começar???