Como digitalizar arquivos para formatos editáveis e pesquisáveis – Sistema OCR

Qual o significado da sigla OCR?

OCR é uma sigla em inglês para Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres, que é um sistema que converte qualquer tipo de documento que contenha texto (desde que seja papel e seja possível ser digitalizado) em um arquivo pesquisável e editável.

Supondo que você possua um artigo de uma revista ou um contrato com assinatura e precise edita-los por algum motivo. Um Scanner comum não consegue disponibilizar a edição do texto contido no documento. O que ele consegue fazer é criar uma imagem dos documentos.

Para que consiga extrair dados e edição desses documentos, é necessário o Software OCR, que identifica letras e palavras, e as distingue das imagens.

Como digitalizar para Word

O processo da utilização do Software OCR a partir do Scanner Kodak é muito simples.

Primeiro, escanear o documento de preferência, e a partir disso, escolher a forma que ele será salvo e aberto (PDF, HTML, TXT ou DOC), para ser editável, é necessário que seja aberto em Word.

Ao abrir em Word, o processo de reconhecimento de letras e palavras é automático, e o documento já abrirá editável e no caso de ser salvo em PDF, pesquisável.

Passo a passo

Digitalizar o documento com o Scanner Kodak.

As áreas destacadas em amarelo são as áreas de configuração para a escolha do programa que o arquivo será aberto.

1) Digitalizar o documento

2) Escolher em qual programa será aberto:

Microsoft Word

Abrindo o documento no Word, ele se tonará editável.

Cofiguração RTF (WORD)

Arquivo editavel word

PDF Pesquisável

Após digitalizar o documento em PDF, ao abri-lo, ele se tornará pesquisável.

Tela pdf pesquisavel

Sem Título-1

Os Scanners Kodak já tem o Software OCR em seu sistema, por isso não é preciso comprar um software de terceiros ou fazer download.

O sistema passa a funcionar automaticamente após a instalação do Scanner Kodak no computador.

Conversor alternativo

Existem outros modos de extrair o conteúdo de um documento para torná-lo pesqusável. O Keeva, por exemplo, é uma excelente opção.

Além de oferecer a ferramenta OCR, com o Keeva é possível organizar e identificar arquivos e documentos de forma inteligente e ágil. Saiba mais sobre a gestão eletrônica de documentos no blog do Keeva!

 

Você também vai gostar de ler:

  1. Bom artigo, ajuda muito quem tem dificuldades em usar este software da Kodak apesar de ser bem simples, uso este equipamento e realmente é muito bom.