Entenda como funciona um Scanner com sistema ADF

06/05/2016
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Neste artigo você irá compreender de maneira muito simples e rápida o significado e a importância de um Scanner ADF.

Antes de mais nada, saiba que ADF significa: Automatic Document Feeder (Alimentador Automático de Documento)

Imagine que você tem uma alta demanda de serviços com digitalização. Calma, você não vai ficar horas inserindo o papel na mesa do scanner. Isso por conta do ADF! Que é exatamente a solução para esse problema.

Como o próprio nome diz, ele é um Alimentador Automático de Documento.

Seja qual for o tamanho da sua empresa ou departamento, o desempenho dos scanners com alimentadores automáticos proporcionam um avanço na velocidade e praticidade em trabalhos que englobam digitalização de documentos.

Abaixo você irá visualizar várias ilustrações de um sistema com bandeja onde os papéis são inseridos, para em seguida serem “puxados” para a digitalização.

Talvez você já tenha percebido que esses Alimentadores são comuns em impressoras e multifuncionais. Porém os alimentadores desses equipamentos precisam de intervenção humana, diferente dos ADFs, que alimentam automaticamente os scanners.

Em empresas, essa funcionalidade se torna primordial para aumento de produtividade devido ao alto volume de digitalização de documentos.

Deixe que os Scanners ADF façam o trabalho para você

A digitalização de documentos fica muito mais fácil quando um equipamento oferece recursos que otimizem o tempo do usuário.

Mais desempenho — existem várias opções de velocidades de folhas por minuto de acordo com o scanner que você escolher usar.

E é por isso que selecionamos 2 Scanners que fazem a tarefa de coletar, gerenciar e distribuir informações de maneira muito fácil.

Os Scanners Kodak i1150 e i1180 são equipamentos compactos para documentos, ideal para grupos de trabalho pessoal e de mesa. Esses modelos de scanners incluem a funcionalidade Smart Touch, que permite executar de forma rápida e fácil as tarefas de digitalização comuns e enviar esses documentos para e-mail, impressão ou vários aplicativos com o toque de um botão.

Os Scanners Kodak i1150 e i1180 oferecem suporte ao Acessório opcional Kodak de scanner de mesa tamanho A3 ou ao Acessório opcional Kodak de scanner de mesa tamanho Ofício.

Veja como é o funcionamento de um Scanner com Alimentador Automático

No exemplo a seguir, iremos mostrar o funcionamento do alimentador por meio do Scanner i1180.

Para preparação dos scanners, as bandejas dos modelos i1150 e i1180 podem ser estendidas para acomodar documentos de até 35,56 cm. Para realizar os ajustes na bandeja, é necessário adaptar as guias laterais para acomodar os tamanhos dos documentos que serão digitalizados de acordo com suas necessidades de digitalização.

bandeja-de-scanner

Uma barra de bloqueio está disponível para acomodar o empilhamento de documentos. Levante a barra de bloqueio conforme necessário para digitalizar documentos de tamanho até A4 (11,7 polegadas).

documentos-bandeja-scanner

Se você estiver digitalizando documentos pequenos, como uma carta de habilitação ou cartão de crédito, estes devem ser digitalizados um de cada vez (na orientação retrato) ou em um lote com documentos maiores.

Certifique-se de digitalizar o documento pequeno na orientação retrato. Quando digitalizado em lote, será preciso posicionar o documento pequeno primeiro no lote.

scanner-kodak-adf

Limpeza dos rolos de alimentação

Tome cuidado para não danificar o sensor de presença de papel ao remover ou limpar a área em torno do rolo de alimentação.

1. Remova a bandeja de entrada.

remocao-da-bandeja-scanner-adf

2. Segure a borda superior da tampa do rolo de alimentação e levante-o removendo-o da posição.

tampa-rolo-de-alimentacao

3. Remova o rolo superior

remover-tampa-bandeja-scanner

4. Gire o rolo de alimentação inferior de modo que o pino fique posicionado com o slot aberto, e, em seguida, levante o rolo removendo-o da posição

rolo-de-alimentacao-scanner

5. Limpe os roletes dos rolos de alimentação superior e inferior com um pano apropriado para a limpeza de rolos.

limpezas-rolete-scanner

6. Examine os rolos de alimentação

Se os roletes do rolo de alimentação mostrarem sinais de desgaste ou dano, substitua o rolo de alimentação.

7. Reinstale o rolo de alimentação inferior alinhando o pino com o slot aberto e ajustando-o na posição

Certifique-se de que as engrenagens estejam alinhadas e de que ele esteja devidamente encaixado.

bandeja-scanner-adf

8. Reinstale o rolo de alimentação superior

9. Reinstale a tampa do rolo de alimentação alinhando a borda inferior da tampa com o scanner e empurrando-a de volta para a posição até que se encaixe.

tampa-rolo-de-scanner-adf

Como evitar o atolamento de papel

O Scanner i940 oferece um alimentador que aceita diversos documentos pequenos, como carteira de identidade, cartões de visita, cartões de seguro e cartões em relevo.

Veja esta dica simples de como preparar os papéis para digitalização e evitar o congestionamento de papéis na bandeja.

Agora você sabe as vantagens do uso de ADF, e o quanto é importante ter um conhecimento na área de informática e conhecer algumas abreviações, palavras ou termos técnicos que podem auxiliar na compreensão sobre o programa ou equipamento a usar.

Neste outro artigo que publicamos aqui em nosso blog, você pode conferir um glossário completo sobre termos e siglas na área da informática e neste outro, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre as funcionalidades do Smart Touch do seu scanner.

Se você tem alguma dúvida ou dica que queira nos contar, deixe seu comentário abaixo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*
*