Entenda a microfilmagem – Armazenamento prático e eficiente de documentos

09/09/2014
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico.

Equipamentos para Microfilmagem

O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente. Além disso, proporciona acesso rápido, limpo, seguro e confere autenticidade às informações arquivadas.

 

O microfilme é um recurso prático para facilitar o armazenamento de documentos de seu escritório. Armazenado adequadamente, é capaz de durar até 500 anos.

#dicanetscan
A Kodak Alaris conta com uma vasta linha de equipamentos de microfilmagem que oferece a melhor qualidade e confiança em seus produtos de microfilmes tradicionais. Além disso, a e-ImageData oferece a linha de scanners de microfilme ScanPro.

 

A principal vantagem do microfilme em relação ao arquivamento digital de documentos é que a legislação em vigor confere autenticidade, integridade e legalidade (leia as leis) às imagens dos documentos microfilmados, permitindo a substituição do suporte em papel. Desse modo um documento em microfilme possui amparo legal, tornando-o assim autêntico e fiel ao documento original em papel.

Rolos de microfilmes

Os microfilmes garantem a autenticidade dos arquivos, já que é um meio análogo (uma imagem real dos dados originais) e muito fácil de ser usado. Ao contrário de mídia digital, o formato de dados é instantaneamente compreensível. O único equipamento necessário é uma lupa. Isso reduz a possibilidade de obsolescência, garantindo a microfilmagem como uma maneira segura e íntegra de armazenamento de documentos.

 

Antes do processo de microfilmagem, primeiramente, os documentos precisam ser digitalizados e indexados para facilitar o acesso, controle e localização das informações contidas nos documentos. Depois da organização e classificação dos arquivos, todas as informações são processadas e passadas para microfilme. Desse modo, as informações ficam permanentemente gravadas e preservadas.

Existem softwares que auxiliam no procedimento de indexação e microfilmagem, agilizando o processo de captura, gerenciamento e recuperação de imagens nos microfilmes.

#dicanetscan
Além das soluções de armazenamento e processamento de microfilmes, a Kodak possui também uma linha de softwares de microfilmagem com intuito de ampliar ainda mais a velocidade, funcionalidade e produtividade de seu hardware de microfilmagem.

 

A microfilmagem está presente em grandes organizações, escritórios de governo, bibliotecas, universidades e empresas com grande quantidade de informações onde a necessidade de preservação dos documentos por longos períodos de tempo é a principal razão para a guarda das informações.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*
*

  1. francisco disse:

    boa tarde,
    sou um técnico de micofilmagen e trabalho em uma empresa com uma micorfilmadora eletronica I9600. será se vocês poderiam me informar se é possível colocar 16.000 fotogramas em microfilmadora eletrotônica I9600 em um microfilme de 215 pés munha redução de 32x.
    fico no aguardo
    campelo