Lógica x criatividade: os dois lados do cérebro

14/06/2017
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Olá!

Hoje vamos falar sobre lógica e criatividade, duas funções cerebrais distintas e fundamentais para o bom rendimento no trabalho, nos estudos e na resolução de qualquer tipo de problema, mas antes, queremos te fazer uma pergunta:

Qual o lado do cérebro você tem utilizado com mais frequência?

Se você costuma resolver os problemas de forma “lógica”, isso significa que está utilizando mais o lado esquerdo do seu cérebro. Porém, se as suas escolhas são guiadas, na maioria das vezes, pela “emoção”, isso quer dizer que você utiliza mais o lado direito do cérebro.

Essas considerações foram apresentadas no fim da década de 70 pelo cientista Roger Sperry, que desenvolveu estudos sobre o funcionamento dos dois hemisférios cerebrais, alertando para a importância do equilíbrio entre os lados direito e esquerdo do cérebro através de exercícios que estimulam tanto o raciocínio lógico quanto a criatividade.

Quer descobrir qual o lado do cérebro você mais utiliza? Então acompanhe este artigo e saiba tudo sobre o assunto aqui, no blog da Netscan Digital!

Apps-para-o-cerebro

Fonte: Jornal O Globo

A teoria de Roger Sperry

Os estudos sobre o funcionamento do cérebro ganharam maior importância com os trabalhos de Roger Sperry, um cientista norte-americano que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1981, ao propor a divisão cerebral em hemisférios e funções.

Ele era neurobiologista e fisiologista e havia desenvolvido uma técnica para o tratamento da epilepsia chamada split-brain surgery, que era realizada para diminuir os riscos de impulsos nervosos e convulsões dos epiléticos a partir da separação de um conjunto de fibras que conectam os dois lados do cérebro.

Logo após as primeiras cirurgias, Sperry notou mudanças no comportamento dos pacientes e, após análises e acompanhamentos clínicos, descobriu que o corpo caloso, ou seja, o conjunto de fibras separado no procedimento cirúrgico, possuía a função de integrar os hemisférios cerebrais para o equilíbrio entre a lógica e a criatividade do pensamento.

A partir de então, Roger Sperry realizou diversos estudos e concluiu que os lados direito e esquerdo do cérebro desempenham funções diferentes, porém, complementares na formação de ideias e conceitos que direcionam as escolhas de cada indivíduo.

c4

Assim, de acordo com a teoria proposta por Sperry, os lados do cérebro estão divididos entre as funções lógica e criativa, sendo o esquerdo responsável pela tomada de decisões “racionais” e o direito pelas escolhas “emocionais”.

Lógica x criatividade: os dois lados do cérebro

Agora, vamos descobrir mais a respeito da teoria de Roger Sperry e de como cada lado do cérebro é utilizado na resolução de problemas, além de influenciar na própria formação do pensamento:

Lado esquerdo: responsável pela interpretação “lógica” das situações.

É a parte do cérebro que analisa os dados e que busca as razões que justificam os acontecimentos. Seria o lado estratégico, analítico e realístico da visão de cada indivíduo, com base na descoberta de explicações precisas e objetivas para qualquer tipo de questionamento.

Lado direito: responsável pela interpretação “emocional” das situações.

O uso do lado direito do cérebro está associado à criatividade e intuição. A visão holística dos fatos e o predomínio das sensações sobre a racionalidade são aspectos evidentes que alimentam a imaginação e consideram a subjetividade como fator decisivo para o entendimento da realidade.

Confira no infográfico a seguir como os dois lados do cérebro estão divididos e descubra se seus pensamentos e ações costumam ser influenciados pela razão (lado esquerdo) ou pela emoção (lado direito):

cr4

Como estimular os dois lados do cérebro?

Manter o equilíbrio entre a razão e a emoção é um grande desafio para muitas pessoas, principalmente pelo fluxo de atividades que determinam a rotina pessoal e profissional desta geração.

A saúde da mente é tão importante quanto os cuidados com a alimentação e a prática de atividades físicas regulares. O aprendizado e a capacidade de concentração podem ser afetados pela falta de exercícios que trabalham os dois lados do cérebro para o aumento da agilidade de raciocínio em todas as fases da vida.

Os exercícios de neuróbica ajudam na criação de novas redes de conexões cerebrais, tendo como principal objetivo o desenvolvimento da capacidade cognitiva através do estímulo simultâneo das funções lógica e criativa na realização de atividades básicas do cotidiano.

Confira agora quais são os melhores exercícios de neuróbica e comece hoje mesmo a praticá-los em sua casa e nos momentos de pausa do trabalho!

Dicas de exercícios para o cérebro

Existem diversas formas de manter o cérebro “ativo” e muitas delas estão relacionadas aos hábitos culturais e ao tempo de descanso entre uma atividade e outra.

Veja agora 5 dicas de exercícios para trabalhar os dois lados do cérebro e saiba como cuidar diariamente da saúde mental com atividades simples e prazerosas:

cr5

Gostou deste artigo sobre os dois lados do cérebro?

Continue acessando o Blog da Netscan Digital para conferir outros conteúdos interessantes e participe de nossas publicações com suas dúvidas, sugestões e comentários.

Até a próxima!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*
*

  1. João Paulo da Silva disse:

    Sensacional. Gostei da aula. Gostaria de me aprofundar no estudo. tenho 79 anos. Tenho chance de melhorar minha memória?

    1. Netscan Digital disse:

      Bom dia sr. João Paulo! Muito obrigado pelo seu comentário!
      Com certeza, principalmente praticando os 5 exercícios que indicamos no artigo. Para manter a memória sempre ativa, o mais importante é “desafiar o cérebro”, tentando realizar atividades que exigem lógica e criatividade de formas alternativas.
      Praticando um pouco de cada um dos exercícios que apresentamos, não tenha dúvidas de que o senhor estará cuidado da sua saúde mental de forma eficaz e prazerosa.
      Um abraço!