Perda de informação – Quanto custa a ausência de um Backup?

08/06/2016
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Backup na nuvem
Você já parou pra pensar que todas as suas informações como documentos, fotos, músicas e emails estão em seu computador?

Não queremos te preocupar, mas é provável que ao longo do tempo seus dados se percam. Afinal, se você armazena seus dados apenas em computadores, é comum que no decorrer dos anos estes apresentarem falhas em seus discos rígidos entre outros fatores.

Listamos abaixo 4 situações mais comuns na perda de dados:

  • Falha de disco
  • Desastre
  • Roubo
  • Exclusão

As perguntas mais frequentes sobre a gestão de backups

  • Você mantém um segundo disco no computador apenas para backups?
  • Qual a periodicidade que você realiza backups em seu computador?
  • Quais precauções você adotou para prevenir acidentes?
  • Os documentos mais importantes estão apenas em seu computador e celular?
  • Se você perdesse hoje seu celular ou computador você teria cópia de seus arquivos?

Por que fazer backup?

Por que realizar backups periodicamente?

Imagine se o seu celular fosse roubado…

O valor do aparelho provavelmente seria o menor dos problemas, pois a maior preocupação seria recuperar os dados contidos nele: conversas, contatos de amigos, fotos, informações bancárias e anotações – que e em mãos erradas podem gerar confusão e dor de cabeça.

A perda de dados em celulares pode acontecer não só em roubo, mas também na quebra do aparelho ou uma perda ocasional. Fique atento!

No artigo – Como preservar documentos em formato digital – é possível ver o avanço das mídias de armazenamento ao  decorrer dos anos. A evolução dessas tecnologias contribuiu no processo digital e o armazenamento em nuvem se tornou uma alternativa viável para diversas necessidades.

Abaixo algumas dicas para proteger os arquivos contidos em seu celular:

  • Proteja seus aplicativos com senha;
  • Bloqueie a tela;
  • Instale somente aplicativos oficiais;
  • Salve suas fotos, documentos e vídeos em um cartão de memória;
  • Use algum aplicativo de serviço de armazenamento online como Google Drive, Dropbox entre outros;
  • Ative recursos remotos;
  • Ejete o cabo USB corretamente após copiar dados para o computador e vice versa.

Está gostando deste artigo? Clique em algum dos links e compartilhe com seus amigos 😉

Cuidado com os dados armazenados em mídias digitais

Cuidado com os dados armazenados em mídia, principalmente as físicas. O manuseio inadequado de mídias como DVDs e CDs pode trazer sérios riscos de perda de informações, o que é nocivo à um negócio.

Fique atento principalmente ao armazenamento em locais inadequados, que podem danificar mídias desse tipo: temperatura elevada, umidade e tempo de vida útil dessas mídias são fatores determinantes para a durabilidade dos dados.

5 alternativas de armazenar arquivos com segurança

São muitas as opções de serviços disponíveis na web, desde planos gratuitos até planos mais complexos e mais caros. Para te ajudar nesta escolha, listamos alguns dos serviços mais populares.

Crie sua conta em algum desses sites para deixar seus arquivos todos organizados, sincronizados e livre de preocupações. Confira também o artigo 5 ferramentas grátis para aumentar a produtividade em seu escritório.

Preservação da memória histórica documental

Esse tema é sem dúvida um dos mais importantes quando o assunto é conservação de dados. A preservação de documentos antigos é uma peça chave para a história do ser humano. É por meio dela que temos o registro de toda a evolução.

A preservação de dados digitais é uma necessidade nos dias de hoje. Acervos com milhares de documentos obrigatoriamente possuem uma estratégia de digitalização e gestão de documentos.

São responsáveis por disponibilizar aos interessados informações como: registros de manuscritos, mapas, fotografias e textos de diversas épocas.

Empresas privadas, órgãos públicos, institutos de pesquisa são potenciais empregadores para profissionais que sabem lidar com o gerenciamento de documentos.

Já pensou se essas bibliotecas não tivessem uma estratégia contra catástrofes como um incêndios por exemplo? Todos documentos seriam perdidos.

Um exemplo disso é o Museu de Língua Portuguesa que em dezembro de 2015 sofreu um incêndio de grandes proporções. Após o incêndio, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo informou que todo o acervo do museu era virtual.

Devido a essa medida, a recuperação dos arquivos só foi possível em razão da existência de backups.

Por que perder informações se você pode digitalizar?

Como mencionamos acima a importância da realização de backups de arquivos digitais, vamos abordar aqui rapidamente a importância da digitalização para a preservação de arquivos físicos.

O que aconteceria se você perdesse todas suas fotos importantes? Sabe aqueles álbuns de família ou documentos importantes?

Pensando nisso, criamos um infográfico sobre a digitalização de documentos. Essa solução vem para resolver o problema de perda de documentos de forma simples e segura.

Neste infográfico você vai saber sobre:

  • Redução do papel
  • Segurança contra perda
  • Rapidez no acesso às informações
  • Armazenamento em nuvem
  • O que é GED?
  • Ganhe mais produtividade em seu escritório
  • Digitalize arquivos para formatos editáveis e pesquisáveis com OCR

Infográfico sobre Digitalização de Documentos

Neste artigo vimos que é preciso ter cautela sobre a gestão e recuperação de documentos. Decida qual é a melhor forma de sua empresa gerenciar essas informações e invista nisso. É melhor dar uma atenção agora do que ter problemas no futuro.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Deixe seu comentário

Seu email nunca será publicado ou distribuído. Campos obrigatórios devem ser preenchidos *

*
*